Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

NANOTECNOLOGIA NA ODONTOLOGIA


O homem é um ser social e deve interagir com o meio em que vive.

O sorriso é uma forma de expressão, comunicação e interação. Logo os dentes possuem um papel fundamental na vida do ser humano.

O padrão de beleza exigido pela sociedade faz com que a busca por um belo e harmônico sorriso seja uma necessidade. As deformidades no sorriso, congênitas ou adquiridas, podem limitar as relações sociais e por isso não são aceitas. Assim, a odontologia assumiu um maior destaque por cuidar e corrigir o sorriso.

A odontologia estética preserva maior estrutura dental, possui menor custo e tempo de trabalho que uma reabilitação protética. As restaurações em dentes anteriores visam devolver aos elementos comprometidos por cárie, alteração de cor ou fratura, características e funções de normalidade morfológica e estética.

Visando isso, a ciência desenvolveu vários materiais restauradores que tenham aparência e resistência adequadas. Com o surgimento da nanotecnologia e sua aplicação nos materiais restauradores dentários, entra no mercado uma resina de nanopartículas que agrupa características de resistência às forças mastigatórias e ao desgaste.

Além disso, as resinas de nanopartículas permitem um ótimo acabamento e polimento trazendo resultados estéticos e funcionais bastante satisfatórios.

A nanotecnologia também traz novidades nos implantes dentários. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp/USP) e  Faculdade de Montreal (Canadá) criou modificações na superfície de implantes metálicos da ordem de nanoescala. Essas modificações são nanocavidades criadas no metal, em escala de milionésimos de milímetros, o que proporciona uma melhor adesão do metal ao organismo.

Conforme as pesquisas, essa nova estratégia também diminui o risco de rejeição a implantes. Assim, a nanotecnologia na odontologia veio para ficar e ser aprimorada a cada dia.

Nenhum comentário: